BANCO DO BRASIL AG. 3777-X C/C 24.581-X BOM SAMARITANO

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

TERAPIA OCUPACIONAL

Leia mais:



A terapia ocupacional tem como principal característica o tratamento de enfermidades através de atividades, as quais podem ser aplicadas direta ou indiretamente, ativa ou passiva, preventiva, corretiva, adaptativa, física e mental. A terapia ocupacional é uma profissão da área da saúde que tem atenção dirigida para as atividades humanas. O principal objetivo desta profissão é o de que a vida é uma atividade, pois a terapia ocupacional reconhece que a saúde significa não somente a ausência de doença, mas também o bem-estar biológico, social e psicológico de qualquer pessoa.
Os terapeutas ocupacionais trabalham com déficits físicos, mentais como transtornos psíquicos e cognitivos e sociais. Ou seja, trabalha com tudo aquilo que dificulta ou ameaça a funcionalidade do homem, seja ele criança ou idoso, para que assim o mesmo não seja excluído da sociedade.
A terapia ocupacional é indicada quando se existe uma disfunção ou risco de disfunção ocupacional em qualquer fase da nossa vida, sendo estas produtivas como trabalho e atividades escolares e também de laser. As causas que levam ao aparecimento desta disfunção geralmente combinam a fatores sociais e ambientais.
Os serviços da terapia ocupacional são indicados com o objetivo de melhorar odesempenho funcional de cada pessoa e prevenir a incapacidade e atraso de desenvolvimento. O uso das atividades feitas na terapia ocupacional no tratamento e as adaptações do meio são as ferramentas legítimas e que diferenciam os terapeutas ocupacionais. Além disso, o profissional da área pode conduzir o seu atendimento por meio de métodos e técnicas que não incluam o uso permanente de atividades, pois os terapeutas ocupacionais utilizam técnicas que recuperam ao máximo a independência do paciente, podendo atuar em diversas áreas médicas como neurologia, psiquiatria, geriatria, ortopedia e várias outras.
O seu serviço é necessário em situações de hospitalizações por diferentes causas e até mesmo diante de enfermidades crônicas que exijam ainda mais atenção nos domínios das habilidades motoras, emocionais e cognitivas.
Eles ainda podem fazer atendimentos domiciliares, no ambiente escolar e também no ambiente de trabalho. A principal importância deste profissional é na humanização do ambiente hospitalar e no campo da saúde do trabalhador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário